PROINFO INTEGRADO - 2012
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Nome:NEILA GOMES DE SANTANA FELIX
ESCOLA: Municipal de Ensino Infantil e Fundamental BALÃO MÁGICO.
CIDADE: MINISTRO ANDREAZZA UF: RO
TUTORA: Dalva Rossmann
MODALIDADE: Ensino Fundamental –SÉRIES INICIAIS.
INÍCIO:01/04/2012 TÉRMINO:28/07/2012
HIPERPORTIFÓLIO
Este Portfólio tem por objetivo, apresentar os meus trabalhos no Curso 100 horas: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
UNIDADE I
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
OBJETIVOS:
· Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
· Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;
· Utilizar as TIC na prática pedagógica;
ATIVIDADE 1.1. Nesta atividade Produzi um pequeno texto sobre reflexões acerca da temática estudada no texto A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento de Juan Ignacio Pozo, escrendo um breve relato das principais reflexões. ATIVIDADE 1.1.
ATIVIDADE 1.3 -arquivo
ATIVIDADE 1.4: ATIV1_4_NEILA
ATIVIDADE 1.5 - Esta atividade consistiu em Elaborar um mapa conceitual para sintetizar as aprendizagens conquistadas até o momento, utilizando o software Cmap Tools.
ATIVIDADE 1.6 ARQUIVO
UNIDADE II
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
OBJETIVOS:
l Apresentar da Internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola).
l Apresentar espaços de pesquisa de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Diciopédia entre eles)
l Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
l Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional.
l Apresentar algumas reflexões sobre a relação entre esta forma de representação e o pensamento humano.
l Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando o editor de textos do BrOffice, o BrOffice writer, distribuído junto com o Linux educacinal.
ATIVIDADE 2.1:
Navegar em hipertextos
COMPARTILHAMENTO: A experiência da navegação livre. (sem postagem)
ATIVIDADE 2.2
Navegando em busca do conceito de hipertexto
TEXTO: Impressões a respeito de aprender sobre hipertexto por meio de um hipertexto, navegando pela página do Wikipédia. (sem postagem)
ATIVIDADE 2.3 -.
O QUE É UM HIPERTEXTO?
O Hipertexto possibilata uma agregação de outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links no texto original.Os links possibilita o direcionamente do textos com outros textos, possibilitando um bom entendimento do mesmo.
ATIVIDADE 2.4 CONHECENDO E COMENTANDO O TRABALHO DOS COLEGAS
ATIVIDADE 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet.
ATIVIDADE 2.7 Execução da atividade planejada. (sem postagem)
ATIVIDADE 2.8 Registro Digital da Experiência - O Hipertexto.
ATIVIDADE 2.9- pôster
ATIVIDADE 2.10 Navegar na Wikipédia - (sem postagem)
ATIVIDADE 2.11 Conhecer o Wikicionário - (sem postagem)
UNIDADE III
CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
· Contextualizar o tema de que trata a Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.
· Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.
· Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho, com o uso de tecnologias
ATIVIDADE 3.1 Contextualizando a mudança: da teoria à prática
ATIVIDADE 3.2. (sem postagem)
ATIVIDADE 3.3 projeto de trabalho em sala
ATIVIDADE 3.4 – desenvolvimento do projeto
UNIDADE IV
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
· Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.
· Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais.
· Apresentar os repositórios de mídia da Internet.
· Apresentar o CRV como ambiente em que se podem encontrar orientações pedagógicas diversas.
· Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).
ATIVIDADE 4.1 Conhecendo objetos em multimídia
ATIVIDADE 4.2- Repositório Educacionais de Material Multimídia
ATIVIDADE4.3 Reflexão sobre mídia e educação
ATIVIDADE4.4 (sem postagem)
ATIVIDADE4.5 PRODUZINDO O RELATO MULTIMÍDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário